Romeiros participam da abertura da Festa da Invenção da Santa Cruz
Os romeiros do Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres, maior templo católico do Piauí, celebram desde a manhã desta terça-feira (01) a Festa da Invenção da Santa Cruz, com muita fé, oração e louvor, como é o caso de Maria Valderes de Sousa, 66 anos, de Teresina (PI), que aproveitou e foi na secretaria para registrar seu pedido de intenção para a Santa Missa pelos seus familiares. "A romaria não é só para mim, mas para todos os que me pertencem. Todos os anos eu venho para essa romaria, em maio, e às vezes em novembro, não tem como perder. Faço o exercício da Invenção da Santa Cruz em sinal de minha penitência e devoção. Peço uma graça em particular para uma filha e, todos os anos, entro de joelhos na Igreja Matriz até o altar da Santa Cruz. Tenho certeza que vou alcançar essa graça!"
Considerada como a terceira maior romaria do Nordeste, a festa já faz parte do calendário do Santuário e reúne milhares de fiéis de diversas localidades do Estado e de todo o Brasil. "Já perdi as contas de quantas romarias já fiz a Santa Cruz. Venho desde criança, aprendi com minha mãe e, hoje, ensino a minhas filhas. Muitos anos já se passaram, mas o que sempre me motiva a vir todos os anos é a fé e o amor de Deus. Eu sei que onde a gente estiver Deus está, mas sei que preciso vir até aqui para encontrar este amor de Deus e também ter o compromisso de anunciá-LO. Nós procuramos e também é necessário anunciar, quando voltamos para nossas cidades, para que as pessoas sejam incentivadas a também terem essa experiência. Ao longo deste tempo, muitas coisas mudaram em Santa Cruz, sobretudo quanto à acolhida a todos nós que aqui chegamos", contou a romeira Francisca Holanda, 58 anos, de Teresina (PI).
Concentrados no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, os romeiros participaram da programação logo cedo nesta terça-feira e seguiram em procissão em um trajeto que contemplou o Sindicato, Nova Santa Cruz, Teodoro Pereira, Agostinho Pessoa, Matriz e Novo Santuário, onde foi celebrada uma Missa, com a bênção dos desempregados e dos trabalhadores, e seus instrumentos de trabalho. Já o período da tarde foi marcado pela calorosa acolhida aos romeiros e a Celebração da Cruz, na Igreja Matriz. E a noite, Missa de Abertura do Mês Mariano, também na Igreja Matriz.
Nesta quarta-feira ainda haverá Missas, Recitação das 100 Ave-Marias e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Toda a programação do tradicional festejo é celebrada no Novo Santuário e na Igreja Matriz, com momentos de muita espiritualidade, tudo preparado com muito carinho pelo Santuário até esta quinta-feira (03), data em que se celebra a Festa da Invenção da Santa Cruz.