07 de Maio, 2018

Fé e penitência marcam último dia da Festa da Invenção da Santa Cruz

A festividade que já alcança 100 anos de existência continua a reunir milhares de devotos em sinal de oração, penitência, louvor e fé em Santa Cruz dos Milagres

Devotos de várias localidades peregrinaram à Santa Cruz dos Milagres, nos últimos dias 01 a 03 de maio, com um único objetivo: vivenciarem a Festa da Invenção da Santa Cruz. A festividade, que já alcança 100 anos de existência, continua a reunir milhares de devotos em sinal de oração, penitência, louvor e fé. Um encontro de gerações em torno da mesma devoção à Santa Cruz marca esta festividade tão característica na Arquidiocese de Teresina.

No último dia de festividade, ainda era cedo, às 05h30, quando os devotos da Santa Cruz já estavam todos de pé, reunidos, para a tão esperada inauguração do Campanário instalado no largo da Igreja Matriz. O rito de inauguração foi conduzido pelo Bispo da Arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, pelos padres do Santuário (Pe. Raniery Alencar Moura, Valdiano José de Araújo, Almir Camelo e William Vasconcelos) e por demais sacerdotes que também vivenciaram a festividade.

Em clima de alegria e muito louvor, os repliques do sino lá do alto entoavam o início da programação do último dia da festa. Após a bênção de inauguração do monumento, os fiéis, em procissão, se direcionaram ao Novo Santuário de onde realizaram o Exercício Espiritual da Santa Cruz, rezando orações apropriadas, ajoelhando-se 100 vezes e abaixando-se para beijar o chão. Uma multidão de romeiros, de várias idades, participou do momento em uma verdadeira manifestação de devoção em amor a Cristo, em comunhão com o Seu sofrimento no alto da Cruz pela salvação da humanidade.

Quem participa da programação não deixa de ir ao Santuário outras vezes para reviver a experiência. É o caso da devota Maria Eldote Silva, de Caxias-MA, que participa pela segunda vez da programação. “Vim pela primeira vez para esta romaria no ano passado. Minha mãe fez uma promessa em trazer todos os filhos para esta romaria. Mas ela não teve condições financeiras. Depois que ela faleceu, passei a vir em peregrinação para participar da Invenção. Gostei muito! No próximo ano, quero voltar se Deus quiser!”, enfatizou.

Por: Ingrid Monteiro - Amex

Festa da Invenção da Santa Cruz - 03/05/2018