08 de Maio, 2018

Santuário de Santa Cruz dos Milagres ganha campanário com três sinos

O Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres ganhou um campanário com três sinos fundidos em bronze. Essa é mais uma obra concluída a partir das doações dos fiéis à Campanha Romeiros da Santa Cruz, que todos os meses colaboram com a manutenção do Santuário e a evangelização.

A inauguração do monumento aconteceu na última quinta-feira (03), durante a Festa da Invenção da Santa Cruz, e foi conduzida pelo Bispo da Arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, pelos padres do Santuário (Pe. Raniery Alencar Moura, Valdiano José de Araújo, Almir Camelo e William Vasconcelos) e por demais sacerdotes que também vivenciaram a festividade.

Localizado no largo da Igreja Matriz, ponto mais alto da cidade, o campanário, com uma altura que equivale a um prédio de quatro andares, abriga os sinos batizados carinhosamente de Beato João da Cruz, Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores (Padroeira da Arquidiocese de Teresina).

“Os três sinos vão tocar diariamente antes das Missas do Santuário, às 6h, às 12h e às 18h, convidando os fiéis para a oração”, explicou o Reitor do Santuário, Pe. Raniery Alencar Moura.

O planejamento foi elaborado pelo arquiteto Moisés Luz, da empresa Luz Construtora e Projetos. Segundo Moisés, foi feita uma pesquisa da história do local, enfatizando sua importância e simbolismo, cujos elementos marcantes, a rocha, a cruz e a água, foram incorporados à proposta. De acordo com o projeto, a rocha é uma alusão ao terreno onde a Santa Cruz foi fincada pelo beato, a cruz inclinada representa o caminho doloroso de Cristo ao calvário e lembra a subida do vaqueiro com a filha doente ao alto do morro, e a água simboliza a fonte da vida e faz alusão também ao Rio São Nicolau, onde o vaqueiro levou a filha doente, para que se banhasse, bebesse da água e fosse curada.

Por: Anna Carolina Lima/Amex