Fé e devoção marcam Festa da Exaltação da Santa Cruz no maior Templo Católico do Piauí
A Festa da Exaltação da Santa Cruz, que este ano teve por tema "Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade", se encerrou no dia de ontem (14), com a participação de milhares de romeiros, os quais, desde o dia 05 deste mês, peregrinaram até Santa Cruz dos Milagres para em uma verdadeira manifestação de fé e devoção.
Na acolhida dos inúmeros fiéis vindos de várias partes do País, o Santuário de Santa Cruz dos Milagres, ao longo destes dias, contou com uma programação diversificada, concluída com a Procissão pelas ruas da cidade e Missa celebrada no final da tarde de ontem no Novo Santuário. Um dos pontos altos da programação consistiu na Renovação das promessas batismais, que consistiu num momento de encontro com os afilhados e afilhadas que receberam dos seus pais a Santa Cruz como madrinha, durante o sacramento do batismo.
De acordo com o Arcebispo de Teresina-PI, Dom Jacinto Brito, o Santuário de Santa Cruz dos Milagres tem se tornado uma referência em toda região, assemelhando-se a uma árvore que foi crescendo e oferece a todos que o visitam uma sombra de fé. O bispo enfatizou ainda a expressão de fé dos romeiros, que vêm de longe, na maioria das vezes com o mínimo de condições, e se alojam da maneira que podem nas sombras ao redor do Santuário. “Nenhum deles reclamam, não lamentam. Todos oferecem um pouco de si para o outro e para o Santuário. Isso é o sinal que move os corações... a fé!", relatou.
O Sentido da Cruz
A festa da Exaltação da Santa Cruz, que é tradicionalmente celebrada em todo mundo no dia 14 de setembro, reúne os fiéis num dia de espiritualidade para relembrar o sacrifício de Cristo, a fim de dar sentido o sofrimento da Cruz pela salvação da humanidade. Em Santa Cruz dos Milagres, muitos dos romeiros aproveitaram o momento espiritual para apresentarem suas tristezas e problemas diante da Cruz, à luz do exemplo do próprio Jesus, quando entregou o seu Espírito a Deus no alto do Calvário: “Pai, entrego em tuas mãos o meu espírito e a minha vida".
De acordo com a programação do festejo, o tema abordado deste ano teve por objetivo transmitir a mensagem aos leigos para que os mesmos tenham a capacidade de transformar a realidade, por meio da fé e acolhimento. “O Cristo crucificado, a quem nós celebramos, é para nossa redenção, o Salvador. Por isso, o nosso anseio é que a mensagem passada, através da Santa Cruz, chegue a todos os leigos e leigas. Mensagem de que nós podemos abraçá-la (a Cruz) diariamente e desta forma podemos transformar as nossas derrotas, enfermidades e dores em comunhão com a cruz do Senhor, em sinal de bênção, louvor e glória”, reforçou o reitor do Santuário, padre Raniery Alencar.