16 de Janeiro, 2019

Fiéis celebram o terceiro aniversário do Santuário com programação especial

O tríduo em comemoração ao 3º Aniversário do Santuário contou com a presença de fiéis em Santa Cruz dos Milagres nos últimos dias 10 a 13 de janeiro. Programação contou com a presença do Bispo Auxiliar de Fortaleza, Dom Júlio César

O aniversário de dedicação do terceiro ano do Santuário de Santa Cruz dos Milagres foi celebrado no último final de semana, entre os dias 10 a 13 de janeiro, reunindo fiéis no Novo Santuário e na Igreja Matriz. A celebração contou com várias programações como missas, procissões, bênçãos, Via Sacra, que proporcionaram momentos de espiritualização e experiências únicas aos devotos da própria comunidade e também aos romeiros visitantes.

Iniciando as festividades em alusão ao Santuário, no dia 10, foi celebrada uma Missa, às 18h, presidida pelo Padre Willian Vasconcelos. Logo após, iniciou-se um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, contando com a presença de fiéis da comunidade: Ministros da Eucaristia, jovens e Coroinhas.

Dando sequência à celebração do segundo dia, 11, os devotos da Santa Cruz celebraram a Via Sacra, às 17h, contemplando as estações no percurso entre o Novo Santuário até a Igreja Matriz. Na ocasião, os fiéis percorreram os passos feitos por Jesus no caminho para o Calvário, sendo motivados a vivenciarem o Mistério da Paixão de Jesus Cristo e a refletirem sobre uma vida em comunidade com mais intensidade.

Cada estação foi dinamizada por uma Pastoral, dentre elas: Pastoral da Criança, Ministros da Eucaristia, Acólitos dos Jovens, Grupo da Evangelização, Catequese da Primeira Eucaristia, Catequese da Crisma, Pastoral do Batismo, Pastoral do Dízimo, Pastoral Familiar, Pastoral da Saúde da Pessoa Idosa, CLP (Comunidade Leigas Passionistas, Catequese da Crisma, Pascom e equipe de Liturgia. A Via Sacra também contou com a participação dos Afilhados de Santa Cruz.  Encerrando o momento, o vice-reitor do Santuário, Padre Valdiano Araújo, celebrou a Santa Missa juntamente com os fiéis.

No 3º dia de celebração, no dia 12, a programação contou com um momento de Renovação das Promessas Batismais, no Olho D’Água, iniciado às 16h, com uma procissão. Na ocasião, os devotos recitaram a oração do terço, contemplando os Mistérios Dolorosos vivenciados por Jesus. Em seguida, a Santa Missa no Novo Santuário encerrou a programação do dia.

No último dia de festividade, 13, na data oficial do aniversário do Santuário, foram celebradas missas às 7h, 9h e 11h da manhã.  A Missa Solene de Aniversário de dedicação do Santuário foi realizada às 9h, sendo antecipada por uma pequena procissão da Igreja Matriz para o Novo Santuário. A celebração foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Fortaleza, Dom Júlio César, e transmitida pelas Rádios Pioneira e Carisma.

Antes da bênção final, ocorreu um momento marcante para o dia especial. Os fiéis presentes se reuniram na parte externa do Santuário e deram as mãos, quando o padre Valdiano realizou a bênção e aspergiu água benta.

Segundo a funcionária do Santuário, Lidiane Marques, o evento contou com a presença de muitos fiéis vindos de outras cidades e da própria comunidade que vivenciaram momentos inesquecíveis. “As pessoas ficaram emocionadas, sentiram-se tocadas, sobretudo durante a Via Sacra e a contemplação do Mistério Doloroso”, relatou.

O tríduo, em comemoração ao 3º Aniversário da dedicação ao Santuário da Santa Cruz, se encerrou com uma Celebração da Cruz, às 15h, com o Padre Valdiano.

Confira as fotos!