03 de Maio, 2019

Fiéis celebram Festa da Invenção da Santa Cruz no Santuário de Santa Cruz dos Milagres

Fé e devoção marcaram dia especial de veneração à Santa Cruz, neste 03 de maio

Milhares de fiéis celebram hoje, 03, a grandiosa Festa da Invenção da Santa Cruz. Desde a última quarta-feira, 01, comunidade, devotos e romeiros se reúnem no Santuário de Santa Cruz dos Milagres para venerar a Santa Cruz.

A preparação para o grande dia se intensificou na tarde desta quinta-feira, 02, com a Santa Missa, às 17h, presidida pelo reitor do Santuário de Santa Cruz dos Milagres, padre Raniery Alencar, com a participação de seminaristas da Arquidiocese de Teresina-PI.

Logo após, houve a tradicional Recitação das 100 Aves Marias, quando paroquianos e fiéis devotos acenderam velas e louvaram a Virgem Maria por sua intercessão materna. A Adoração ao Santíssimo Sacramento, iniciada às 22h e que prosseguiu até às 5h de hoje, na Igreja Matriz, envolveu os fiéis em um momento de muita espiritualidade.

Dia de festa

Com o nascer do sol, os fiéis já movimentavam o Santuário. O Exercício Espiritual da Invenção da Santa Cruz, tradição que perdura mais de 200 anos, marcou o ponto alto da programação matutina, às 6h.

Adultos, crianças e idosos participaram do momento mais emocionante do festejo. Como é o caso da romeira Maria de Socorro, de 70 anos, residente em Palmeiras-PI. Segundo ela, a distância e a idade não a impedem de peregrinar ao Santuário e participar das celebrações. “Venho duas vezes ao ano à Santa Cruz. O que me traz aqui é a fé, a coragem e o amor a Deus e à Santa Cruz”, testemunhou.

“Senti uma grande alegria que somente a fé pode explicar. Estar com o povo aqui no Santuário é estar próximo a Deus. Sinto Deus falando muito forte através da multidão, algo que fortalece a minha vocação”, disse o pároco da Paróquia de Prata-PI e colaborador do Santuário de Santa Cruz dos Milagres, padre Diego da Silva.

Em seguida, às 8h, a Santa Missa foi celebrada pelo vigário-geral da Arquidiocese de Teresina-PI, padre Tony Batista, representante do bispo arquidiocesano, dom Jacinto Brito, que se ausentou devido à 57ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Aparecida/SP.

Padre Tony Batista destacou que a Festa da Invenção da Santa Cruz possibilita perceber a grandeza do coração do povo clemente e fiel a Deus: “O Santuário de Santa Cruz é o coração da Arquidiocese de Teresina. Aqui, nós encontramos um povo fiel: os pobres, os preferidos de Deus!”.

Na ocasião, o vigário-geral também anunciou a provisão de dois anos de padre Diego, que assume a Paróquia de Prata-PI e integra a equipe do Santuário. “Estou muito feliz em colaborar com a Arquidiocese”, comentou padre Diego.

Já o período da tarde foi marcado pela Missa com a Celebração da Cruz, às 15h, na Igreja Matriz. Ainda hoje, também na Igreja Matriz, devotos e romeiros se despedem da Festa da Invenção da Santa Cruz, após dias de graças e bênçãos, na Missa de encerramento.

Nos últimos momentos do festejo, devotos e romeiros aproveitam para agradecer as graças alcançadas e elevar suas preces à Santa Cruz, colocando-se em caminho novamente, renovados e com a certeza de que as bênçãos serão abundantes em suas vidas.

Fonte: Laíse Marcondes e Daniele Castro | AMEX
Festa da Invenção da Santa Cruz