Notícia

17 de Setembro, 2019

Em clima de fé e devoção, fiéis encerram Festejo da Exaltação da Santa Cruz

A equipe sacerdotal do Santuário agradece a todos os romeiros e sacerdotes visitantes, colaboradores, pastorais, equipes de serviço e voluntários pela realização da programação especial

O Festejo da Exaltação da Santa Cruz, realizado anualmente no Santuário de Santa Cruz dos Milagres, reúne fiéis do estado de Piauí e de outras regiões, que experimentam momentos especiais através da oração, Santa Missa, confissões, procissão e louvores. Neste ano, a celebração teve início no dia 05 de setembro e encerrou no último sábado, 14, abordando o tema: “Cruz: palavra para a Igreja em missão”.

Em clima de fé e acolhimento, o Santuário recebeu, com muita alegria, os padres das Paróquias das cidades do Piauí; as Monjas Concepcionistas de Floriano-PI e as religiosas do Instituto Nova Jerusalém, de Fortaleza-CE. Além também dos muitos romeiros que estiveram presentes, vivenciando a linguagem da Cruz, proposta pelo tema.

O padre Miguel Júnior, pároco da Paróquia Santa Teresinha de Elesbão Veloso, de Piauí, destacou que é muito gratificante ir ao Santuário de Santa Cruz e viver esta bênção de Deus, contemplando toda a grandiosidade do que foi pensado para festejar, para propagar, para evangelizar a fé em Cristo. “A fé na Cruz é uma espiritualidade que ajuda cada cristão a se encontrar. O silêncio, o acolhimento, o ambiente, tratam-se de um relacionamento com Deus. É algo grandioso aos olhos humanos, imagina aos olhos de Deus. (...)Eu saí do Santuário feliz da vida, com o coração muito cheio de Deus, com mais vontade de viver a minha vocação e a minha missão”, relatou.

Durante a festividade, a devota Antonia Richele Oliveira de Almeida, da cidade de Teresina-PI, testemunhou que foi sua primeira visita ao Santuário de Santa Cruz e que já sente vontade de voltar. “Os festejos abrem o leque de oportunidades para os moradores da região e aos visitantes que ficam encantados, eu fui uma dessas pessoas”, destacou. Ainda segundo Richelli, a experiência foi bastante proveitosa e abençoada. “Foi uma vivência única, que representa a fé católica”, afirmou.

Para Maria Benícia de Oliveira Silva, o festejo significou um momento incrível. A devota destacou que as pessoas são muito acolhedoras, e o Santuário é um lugar especial. “O Santuário é muito bonito, e acredito que as pessoas que o cuidam, fazem isso com muito amor e dedicação. Agradeço toda a acolhida e oportunidade de representar minha Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, de Teresina-PI. Voltarei mais vezes, com fé em Deus”, ressaltou no penúltimo dia de festejo, 13 de setembro. Neste mesmo dia, após a Santa Missa, foi realizado um Show Musical apresentado pelo Pe. Jardel Moreira, pároco da Paróquia Nossa Senhora Conceição Aparecida, de Teresina-PI. 

Representando o Santuário de Santa Cruz dos Milagres, o reitor Pe. Raniery Alencar e o vice-reitor Pe. Valdiano Araújo, juntamente com toda a equipe sacerdotal do Santuário, agradeceram pela participação de todos os envolvidos que fizeram do festejo uma inspiração do verdadeiro significado da Cruz: o sinal do amor de Deus.

De coração, a equipe de padres do Santuário agradece aos sacerdotes da Arquidiocese de Teresina e de outras dioceses que levaram uma riqueza espiritual ao evento, por meio de suas pregações e testemunhos. Além disso, o agradecimento se estende a todos os romeiros visitantes, às famílias de Santa Cruz, que também abriram os corações para a acolhida e devoção, incluindo as pastorais que se empenharam para que tudo acontecesse de forma eficiente e eficaz; aos funcionários; às equipes de canto, pela harmonia nas celebrações; aos seminaristas que estiveram em contato com os romeiros; aos benfeitores que contribuíram para a manutenção do Santuário; bem como à equipe de apoio: o Governo do Estado do Piauí, Prefeitura de Santa Cruz dos Milagres, BPRE, CIPTRAN, Corpo de Bombeiros, Política Militar, Pax União, FM Olho d’água dos Milagres, Portal da Misericórdia.

Por: Laíse Marcondes e Ingrid Monteiro | AMEX

Em clima de fé e devoção, fiéis encerram Festejo da Exaltação da Santa Cruz


Horários de missa