Notícia

04 de Março, 2020

LEITURA ORANTE DA VIDA

QUARTA

04/03/2020

1ª SEMANA DA QUARESMA

SÃO CASIMIRO

Jn 3,1-10;

Sl 50(51), 3-4.12-13.18-19 (R/. 19b);

Lc 11,29-32

EVANGELHO Lc 11,29-32
Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

MEDITAR A PALAVRA
Temos uma necessidade desesperada de ver e tocar, de coisas extraordinárias, mágicas, miraculosas para perceber a ação de Deus nos acontecimentos da vida. Dessa forma, deixamos de alcançar Sua manifestação nas coisas mais simples do cotidiano, nas palavras, nos gestos e atitudes de Jesus, porque estando nós, cheios de si mesmos, não deixamos o mínimo espaço para Deus. Jesus nos dá um sinal. O sinal do céu é um Deus com as mãos pregadas na cruz, tornado impotente para nos conceder liberdade, encontrarmos sentido para a vida: naquele bom dia generoso, na ação solidária, no companheirismo, etc. Olhar para isso é o começo da conversão.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS
[...] Temos que viver de acordo com Deus e com seu Filho: a virtude consiste em configurar nossa vontade com a vontade de Deus e de Cristo. Vivendo da maneira que fomos criados, isto é, à imagem e semelhança de Deus: “Devemos retribuir com amor a quem, por amor, nos leva a uma vida melhor e a viver de acordo com o que a vontade dele dispõe, não nos limitando a cumprir o que ele ordena e a evitar o que ele proíbe, mas nos afastando de certos exemplos e imitando outros o melhor que podemos. [...]
(LAPORTE, Jean. Los padres de la Igresia – padres griegos y latinos em sus textos. Madrid: San Pablo, 2001. p. 417-418)

AÇÃO
Viva a palavra hoje: “Nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas”. (Lc 11,29)

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa