Notícia

13 de Julho, 2020

Leitura orante da vida

“A radicalidade expressa fidelidade”

 EVANGELHO: Mt 10,34-11,1

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10,34“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. 39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.

 MEDITAR A PALAVRA

 “Não vim trazer a paz, mas sim a espada.”

O Evangelho, hoje, nos expõe palavras duras expressas por Jesus. Porém, é importante que entendamos o que elas querem nos dizer: para segui-Lo é necessário que ponhamos como prioridade a adesão pessoal e a fidelidade a Ele. A fidelidade a Ele não é algo que venha nos proporcionar algum privilégio, ganhos, mas que tenhamos a certeza de que só no seu seguimento é possível encontrar a vida. Dessa forma, é necessário que a Palavra de Deus seja profética ao revelar a falsidade das nossas práticas de culto, do nosso modo de viver, nos inserindo na sequela de Cristo, aprendamos a fazer a vontade de Deus.

 LEITURA ESPIRITUAL

Os discípulos e missionários de Cristo devem iluminar com a luz do Evangelho todos os âmbitos da vida social. A opção preferencial pelos pobres, de raiz evangélica, exige atenção pastoral voltada aos construtores da sociedade. Se muitas das estruturas atuais geram pobreza, em parte é derivado à falta de fidelidade e compromissos evangélicos de muitos cristãos com especiais responsabilidades políticas, econômicas e culturais.

(DOCUMENTO DE APARECIDA, Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, 13-31 de maio de 2007, 1ª edição, CNBB, Paulus, Paulinas, 2008. p. 224, nº 501)

 AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada.” (Mt 10,34).

Por: Pe. William Vasconcelos

Notícias


Horários de missa