Notícia

14 de Julho, 2020

Leitura orante da vida

“Mudar nossa mentalidade é o primeiro passo para uma vida nova”

 

EVANGELHO: Mt 11,20-24

Naquele tempo, 20Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido. 21“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza. 22Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. 23E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! 24Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!”

MEDITAR A PALAVRA

 “No dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!”

As palavras de Jesus são carregadas de uma profundidade e tamanha exigência para com os habitantes das cidades de Corazim, Betsaida e Carfanaum, pois contemplaram seus milagres, mas não mudaram de vida. Assim, não basta que O reconheçamos como Filho de Deus; não é suficiente que saibamos de seu poder e milagres é necessário que entremos num itinerário de mudança de vida. Não sejamos ingratos, mas ao conhecê-lo, nos convertamos. Mudemos nossa mentalidade, adquiramos um novo olhar da realidade em que estamos inseridos, uma nova forma de pensar e agir, pois: “A todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido” (Lc 12,48).

LEITURA ESPIRITUAL

A conversão é a resposta inicial de quem escutou o Senhor com admiração, crê nele pela ação do Espírito, decide ser seu amigo e ir após ele, mudando sua forma de pensar e viver, aceitando a cruz de Cristo, consciente de que morrer para o pecado é alcançar a vida. No Batismo e no sacramento da Reconciliação se atualiza para nós a redenção de Cristo

(DOCUMENTO DE APARECIDA, Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, 13-31 de maio de 2007, 1ª edição, CNBB, Paulus, Paulinas, 2008. p. 129, nº 278.c)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido.” (Mt 11,20).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa