Leitura orante da vida
QUINTA 16/07/2020
15ª SEMANA DO TEMPO COMUM
NOSSA SENHORA DO CARMO
Zc 2,14-17; Sl (Lc 1,46-55); Mt 12,46-50
EVANGELHO: Mt 12,46-50
Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
MEDITAR A PALAVRA
“Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”
O Evangelho de hoje, nos direciona para uma nova perspectiva de parentesco. Ao entorno de Jesus surge uma família nova, não nascida pelo vinculo da carne, mas pelos laços da fé. A Maria é dada esse grau, visto que a mesma foi aquela que buscou, mediante sua fé, fazer a vontade de Deus. Dessa forma, a autenticidade do discípulo se vincula a obediência à Palavra de Deus e à sua prática, pois “Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor entrará no Reino dos Céus, mas o que faz a vontade de Meu Pai que está nos Céus (Mt 7,21). Tenhamos Maria com modelo de obediência à Palavra de Deus e aos ensinamentos de Jesus que nos insere numa nova dinâmica de comunhão familiar na Igreja, no mundo e com a natureza.
LEITURA ESPIRITUAL
Uma virgem da descendência real de Davi foi escolhida para a sagrada maternidade; iria conceber um filho, Deus e homem, primeiro em espírito, depois em seu corpo. E para evitar que, desconhecendo o desígnio de Deus, ela se perturbasse perante efeitos tão inesperados, ficou sabendo, no colóquio com o anjo, que era obra do Espírito Santo o que nela se realizaria.
(Dos Sermões, de São Leão Magno, papa. Séc V. Liturgia das horas. Vol III. p. 1427-1428 )
AÇÃO
Viva hoje a Palavra: “Aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. (Mt 12,50).
Instagram: leitura_orante_da_vida