18 de Julho, 2020

“Saber recuar é entender que não somos senhores de nós mesmos

SÁBADO 18/07/2020

15ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Mq 2,1-5; Sl 9,22-25.28-29.35; Mt 12,14-21

EVANGELHO: Mt 12,14-21

Naquele tempo, 14os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. 15Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos. 16E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, 17para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 18“Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual ponho a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito. 19Ele não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. 20Não quebrará o caniço rachado, nem apagará o pavio que ainda fumega, até que faça triunfar o direito. 21Em seu nome as nações depositarão a sua esperança”.

O Evangelho de hoje nos ajuda a compreender que não podemos realizar e mudar as coisas de imediato ou queiramos que Deus nos atenda no momento e da forma que desejamos. Muitas das vezes tomamos decisões precipitadas, não sabemos esperar as coisas no seu tempo, daí atropelamos o curso das coisas e reclamamos de suas consequências, até culpando a Deus e aos outros pelos nossos insucessos. Para isso, aprendamos de Jesus a sermos servos, sabendo o momento de recuar e procurar outras estratégias para continuar nossa caminhada: “Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos.” (Mt 12,15).

LEITURA ESPIRITUAL

E para que os corações fiéis saibam que dispõem dos meios necessários para elevar-se à sabedoria que vem do alto, desprezando as concupiscências do mundo, o Senhor nos concede a dádiva de sua presença nestes termos: Estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo. Não foi em vão que o Espírito Santo prometera pela boca de Isaías: Vede, a virgem está grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome Emanuel (Deus está conosco). Assim, Jesus completa a missão de seu nome e, se sobe aos céus, não abandona aos que adotou, aquele que se senta à direita do Pai é o mesmo que habita em todo o corpo; e o que aqui embaio nos estimula a paciência é o mesmo que desde o alto nos convida para a glória.

(LECIONÁRIO PATRÍSTICO DOMINICAL. São Leão Magno, papa e doutor da Igreja (Séc. V). Sermão na ressurreição do Senhor 2,3-5. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 215)

Viva hoje a Palavra: “Os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. Ao saber disso, Jesus retirou-se dali.” (Mt 12,15).