Notícia

20 de Julho, 2020

Leitura orante da vida

"O milagre da vida pode ser percebido nos pequenos gestos do cotidiano"

SEGUNDA 19/07/2020

16ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Mq 6,1-4.6-8; sl 49,5-6.8-9.16-17.21.23; Mt 12,38-42

 

EVANGELHO: Mt 12,38-42

Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. 40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.

MEDITAR A PALAVRA

“Nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.”

Podemos estar em busca de milagres “mirabolantes” para que nossa fé encontre satisfação em coisas e situações palpáveis. O Senhor nos apresenta dois sinais importantes: o milagre de sua Palavra que nos permite uma vida nova; e o itinerário do profeta Jonas ao relatar o milagre de Sua morte e ressurreição: “O Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra” (Mt12,40). Assim, Jesus nos faz tomar consciência da necessidade da experiência de morte e ressurreição cotidiana como sinal de um grande milagre, que nos leva à conversão e a redescoberta do sentido de viver nas situações mais simples da vida.

LEITURA ESPIRITUAL

[...] No mistério de sua morte e ressurreição, Deus revelou plenamente o Amor que salva e chama os homens à conversão de vida por meio da remissão dos pecados (At 5,31). Para o Apóstolo Paulo, este amor introduz o homem numa vida nova (Rm 6,9) [...]. Na medida da sua livre disponibilidade, os pensamentos e os afetos, a mentalidade e comportamento do homem vão sendo pouco a pouco purificados e transformados, ao longo de um itinerário jamais completamente terminado nesta vida. A fé, que atua pelo amor (Gl 5,6), torna-se critério de entendimento e de ação que muda toda a via do homem (Rm 12,2; Cl 3,9-10; Ef 4,20-29; 2Cor 5,17.

BENTO XVI, papa.  Carta apostólica Porta Fidei (sob forma de motu próprio com a qual se proclama o ano da fé). São Paulo: Paulinas, 2011. p. 9.

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.” (Mt 12,39).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa