Notícia

22 de Julho, 2020

Leitura orante da vida

"Quando nos sentimos amados reconhecemos o amor"

QUARTA 22/07/2020

16ª SEMANA DO TEMPO COMUM

STA MARIA MADALENA, festa

2Cor 5,14-17; Sl 62(63), 2.3-4.5-6.8-9; Jo 20,1-2.11-18

 

EVANGELHO: Jo 20,1-2.11-18

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”. 16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabunni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

MEDITAR A PALAVRA

“Então Jesus disse: ‘Maria!’ Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: ‘Rabunni’ (que quer dizer: Mestre).

Maria Madalena é aquela que experimentou a presença do Senhor como Salvador em sua vida e que presenciou a revelação profunda de Jesus ressuscitado. A expressão “Maria”, é o sinal que manifesta a presença do ressuscitado àquela que foi acolhida em seu amor. O Evangelho de hoje, nos pergunta sobre como percebemos a manifestação do Senhor em nossa vida. O reconhecimento da presença do Senhor ultrapassa ao conhecimento racional e se manifesta na vivência de valores apresentados por Ele. A partir de quais sinais percebemos como revelação do Senhor no cotidiano? É importante o exercício contínuo de uma intimidade com Jesus, pois somos convocados ir ao encontro do outro testemunhando os frutos de nossa experiência com Ele.

LEITURA ESPIRITUAL

[...] Quão forte era o amor que inflamava o espírito dessa mulher, que não se afastava do túmulo do Senhor, mesmo depois de os discípulos terem ido embora. Procurava a quem não encontrara, chorava enquanto buscava e, abrasada no fogo do seu amor, sentia a ardente saudade daquele que julgava ter sido roubado. Por isso, só ela o viu então, porque só ela o ficou procurando. Na verdade, a eficácia das boas obras está na perseverança, como afirma também a voz da Verdade: “quem perseverar até o fim, esse será salvo (Mt 10,22).

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Das Homilias sobre os  evangelhos, de São Gregório Magno, papa. Séc. VI. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 1435-1436.)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: ‘Eu vi o Senhor’, e contou o que Jesus lhe tinha dito.” (Jo 20,18).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa