24 de Julho, 2020

"Um coração aberto compreende a presença de Deus nos acontecimentos da vida"

SEXTA 24/07/2020

16ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Jr 3,14-17; Sl (Jr) 31,10-13; Mt 13,18-23

EVANGELHO: Mt 13,18-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Ouvi a parábola do semeador: 19Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. 20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo. 22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto. 23A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”.

“Aquele que ouve a palavra e a compreende, esse dá fruto”.

Na explicação da parábola, Jesus nos faz entender que cada terreno corresponde a um homem e à sua reação perante a palavra ouvida. Muitos são os motivos que nos dificultam compreender as palavras de Jesus: alguns podem estar associados a ação do Maligno, outras, porém, tem sua origem nas disposições e atitudes humanas. Por certo, o que dá possibilidade à semente dar fruto ou não, consiste na compreensão ou não da Palavra. Contudo, abramos nosso coração e nos disponhamos a uma escuta, profícua e eficaz, que nos leve a uma revisão e assim possamos transformar nossa vida e dos que estão ao nosso redor.

LEITURA ESPIRITUAL

É de se notar que, assim como na terra má havia três classes – a saber, a que estava junto no caminho, a pedregosa e a cheia de espinhos -, assim também há três classes de terra boa: a que produz cem, a que produz sessenta e a que produz trinta. E tanto nesta como naquela não é a substância que varia, mas a vontade, e tanto os incrédulos quanto os que creem recebem a semente em seu coração.

(SÃO JERÔNIMO, CATENA AUREA – Exposição contínua sobre os Evangelhos. Santo Tomás de Aquino. Vol 1: Evangelho de São Mateus. Campinas-SP: Ecclesiae, 2018. p. 461).

Viva hoje a Palavra: “A semente que caiu em boa terra é aquela que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto.” (Mt 18,23).