Notícia

25 de Julho, 2020

Leitura orante da vida

"Abraçar uma causa é doar-se por total"

SÁDADO 24/07/2020

16ª SEMANA DO TEMPO COMUM

São Tiago, Apóstolo

2Cor 4,7-15; Sl 125(126),1-6; Mt 20,20-28

 

EVANGELHO: Mt 20,20-28

20Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é que dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. 24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

MEDITAR A PALAVRA

“Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

O Evangelho de hoje, nos insere numa nova perspectiva e dinâmica visão da vida para o seguimento do Senhor e seu projeto de Reino. Jesus nos coloca diante de uma grande oferta para o discipulado, de ontem e de hoje, quando nos dá a possibilidade de penetrar em seu coração, o Filho sacrificado por amor, em sua espiritualidade do Cordeiro sacrificado em socorro dos irmãos. Suas Palavras nos chamam à atenção, de que nosso protagonismo, como seus seguidores, não pode ser confundido com uma autopromoção, uma elevação do EU, mas que estejamos abertos a nos sacrificar pelo próximo pois “Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. ”. Aqui está o essencial da mensagem do Mestre.

LEITURA ESPIRITUAL

Estou repleto de consolação. Que consolação? Aquela que me vem de vós. Convertidos a melhores sentimento, por vossas obras me consolais. É próprio de que ama queixar-se de não ser amado e, ao mesmo tempo, temer que, exercendo-se na acusação, venha a magoar. Por isso acrescenta: Estou repleto de consolação, transborda minha alegria. Como se dissesse: “Senti grande tristeza por vós; contudo me encheste de satisfação e me consolastes; não só tiraste a causa da tristeza, mas me cobristes com muito maior alegria.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Das Homilias sobre a Segunda Carta aos Coríntios, de São João Crisóstomo. Séc. IV. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 492)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo.” (Mt 20,26-27).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa