Notícia

26 de Julho, 2020

Leitura orante da vida

"Só tem sentido aquelas coisas que realmente tem sentido"

17º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26/07/2020

SANT’ANA E SÃO JOAQUIM -  DEUS ABENÇOE SO AVÓS

1Rs 3,5.7-12; Sl 118,57.72.76-77.127-30; Rm 8,28-30; Mt 13,44-52

 

EVANGELHO: Mt 13,44-54

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola. 47O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”.52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo o mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”.

MEDITAR A PALAVRA

“Sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam”

Jesus nos convida urgentemente à conversão e ao acolhimento do Reino de Deus que vem e se manifesta no mundo. São valores que precisam ser descobertos e abraçados de forma incondicional porque dão sabor e sentido à vida. Afinal, podemos nos perguntar: o que procuramos para dar subsistência à vida é permanente ou temporário? A resposta dá fundamento ao verdadeiro tesouro que procuramos. No entanto, quando escolhemos algum valor é necessário que abramos mão de outro. Para participar de uma comunhão com Deus plenamente é fundamental vivermos a experiência da cruz como morte para o pecado e da redenção em Cristo, como vida

LEITURA ESPIRITUAL

Por conseguinte, se alguém lê as Escrituras como acabamos de explicar – assim como Cristo ensinou aos discípulos, depois de ressuscitar dentre os mortos, mostrando-lhes a partir das Escrituras que era necessário que o Cristo padecesse todas estas coisas e assim entrasse em sua glória, e em seu nome se anunciará o perdão dos pecados em todo o mundo -, chegará a ser um perfeito discípulo, como aquele pai de família que tira de seu tesouro coisas novas e velhas.

(LECIONÁRIO PATRÍSTICO DOMINICAL. Santo Irineu (Séc. II). Tratado sobre as heresias 4,3,26.1. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 184)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido.” (Mt 13,44).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa