29 de Julho, 2020

“A fé tem sua maior expressão na capacidade de acolher as diversas situações da vida”

QUARTA 29/07/2020

17ª SEMANA DO TEMPO COMUM

SANTA MARTA

1Jo 4,7-16; Sl 33(34), 2-11; Jo 11,19-27

EVANGELHO: Jo 11,19-27

Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. 25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

“Creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”

Marta é aquela em que realça duas virtudes: o acolhimento, expresso na hospitabilidade, e a fé. Olhar para a pessoa de Marta nos faz despertar essas virtudes quando, no discorrer da vida, passamos por momentos difíceis e de sofrimentos. O caminho de santidade não nos isenta das intempéries do cotidiano, mas faz com que possamos olhar de maneira diferente nossa adesão ao projeto de Jesus Cristo, não nos perdendo num vazio, mas encontrando um novo sentido da vida, que nos ajuda a saber acolher os acontecimentos, solidificar nossa fé e vislumbrar o surgimento da novidade de um novo viver.

LEITURA ESPIRITUAL

As palavras de nosso Senhor Jesus Cristo nos advertem que, em meio à multiplicidade das ocupações deste mundo, devemos aspirar a um único fim. Aspiramos porque estamos a caminho e não em morada permanente; ainda em viagem e não na pátria definitiva; ainda no tempo do desejo e não da posse plena. Mas devemos aspirar, sem preguiça e sem desânimo, a fim de podermos um dia chegar ao fim.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo. Séc. V. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 1454.)

Viva hoje a Palavra: “Respondeu ela: ‘Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo’”. (Jo 11,27).