Notícia

30 de Julho, 2020

Leitura orante da vida

“Boas escolhas são frutos de um verdadeiro discernimento”

QUINTA 30/07/2020

17ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Jr 18,1-6; Sl 145,2-6; Mt 13,47-53

 

EVANGELHO: Mt 13,47-53

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

MEDITAR A PALAVRA

“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo.”

Podemos imaginar a vida como essa “rede lançada ao mar” no percurso de nossa história, que vamos acolhendo coisas boas e coisas ruins e que olhando para o futuro precisamos abrir mão de algumas coisas que podem não nos fazer bem. Também nas variadas experiências de comunidades em que participamos podem haver peixes bons e ruins, isto é, encontramos aqueles que acolhem e vivem sua Palavra, o primeiro fruto do Reino, e aqueles que a rejeitam ou são indiferentes. Felizes seremos, quando entendermos os ensinamentos de Jesus, cada vez mais de maneira profunda, por meio das circunstâncias da vida: as difíceis e as fáceis.

LEITURA ESPIRITUAL

O homem interiormente iluminado não vacila, não abandona o caminho, tudo tolera. Vê ao longe a pátria por isso suporta as adversidades. Não se entristece com as vicissitudes terrenas, mas em Deus se fortalece. Humilha o seu coração, é constante, e a sua humildade o torna paciente. A verdadeira luz que ilumina todo homem que vem a este mundo se dá aos que temem a Deus, inunda a quem quer, onde quer, revelando-se a quem o Filho quiser.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Dos Sermões de João, o Pequeno, bispo de Nápoles. Séc. XIV. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 111.)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam”. (Mt 13,47-48).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa