Notícia

01 de Agosto, 2020

Leitura orante da vida

“Grande desafios serão vencidos pela fé e determinação”

SÁBADO 01/08/2020

17ª SEMANA DO TEMPO COMUM

SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

Jr 26,11-16.24; Sl 68,15-16.30-31.33-34; Mt 14,1-12

 

EVANGELHO: Mt 14,1-12

1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”. 3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.

 

MEDITAR A PALAVRA

“Herodes mandou decapitar João na cadeia”

No Evangelho de hoje, podemos ver o drama que há entre o poder e a verdade, que se realiza no banquete de morte e continua na história: Herodes manda decapitar a cabeça de João Batista. Estamos diante de um fato que nos faz pensar sobre nossa fidelidade aos ensinamentos de Jesus. Seremos perseguidos, desafiados, até mesmo mortos pelo ideal de vida que abraçamos como seguidores de Jesus. Contudo, tenhamos por certos que os valores do Reino de Deus são inegociáveis e que não podemos nos acomodar diante das injustiças por medo de perdermos nossa vida tranquila ou que saiamos da ilusória zona de conforto. Força! Coragem!

LEITURA ESPIRITUAL

Portanto, aquele que busca a Cristo, busca igualmente sua tribulação, e não evita a paixão. No perigo clamei ao Senhor; e ele me escutou colocando-me a salvo. É boa, pois, a tribulação que nos faz dignos de que o Senhor nos escute colocando-nos a salvo. Ser escutado pelo Senhor já é uma graça. Por isso, quem busca a Cristo, não recusa a tribulação; quem não a evita é encontrado pelo Senhor. E não a evita quem medita os mandamentos do Senhor com a adesão cordial e com as obras.

(LECIONÁRIO PATRÍSTICO DOMINICAL. Santo Ambrósio, bispo e doutor da Igreja (Séc. IV). Comentário sobre o Salmo 118.18.41-43. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 368)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Quem busca a Cristo, não recusa a tribulação.” (Santo Ambrósio).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa