Notícia

02 de Julho, 2020

Leitura orante da vida

“Um coração generoso se abre à partilha”

18º DOMINGO DO TEMPO COMUM 02/08/2020

Is 55,1-3; Sl 144,8-9.15-18; Rm 8,35.37-49; Mt 14,13-21

 

EVANGELHO: Mt 14,13-21

Naquele tempo, 13quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas, quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé. 14Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. 15Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!”. 16Jesus, porém, lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!”. 17Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes”. 18Jesus disse: “Trazei-os aqui”. 19Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida, partiu os pães e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. 20Todos comeram e ficaram satisfeitos, e, dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. 21E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

 MEDITAR A PALAVRA

“Todos comeram e ficaram saciados”

Presenciamos hoje, no Evangelho, o banquete da vida. Jesus reúne seus discípulos e uma grande multidão que é acolhida e os dá de comer. O milagre da multiplicação dos pães é o milagre da acolhida. Jesus acolhe a sacia as pessoas de forma integral; pão material e pão espiritual. O milagre dos pães suscita a cada um de nós a disposição para que nos abramos e deixemos brotar do nosso coração a capacidade da partilha. É certo que podemos encontrar dificuldades e barreiras em saber partilhar e o que partilhar com os irmãos e irmãs, mas Jesus nos faz olhar para as necessidades dos outros e nos impulsiona para a grandiosa missão de partilhar o que temos de melhor com os irmãos e irmãs.

LEITURA ESPIRITUAL

Porém, se estes pães não tivessem sido partidos, se não tivessem sido feitos em pedaços pelos discípulos, ou seja, se a letra da Sagrada escritura não tivesse sido partida e discutida em pequenos pedaços, seu sentido não teria chegado a toda a multidão. Porém, como a tomamos em nossas mãos e discutimos cada ponto em particular, então, as multidões como dela quanto pedem. O que não conseguem comer deve-se recolhê-lo e guarda-lo para que nada se perca. Assim nós, o que a multidão não pode tomar, o guardamos e recolhemos em cestos e balaios.

(LECIONÁRIO PATRÍSTICO DOMINICAL. Orígenes (Séc. III). Homilia sobre o livro do Gênesis 12,5. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 190)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Todos comeram e ficaram saciados (Mt 14,20).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa