Leitura orante da vida
QUARTA 05/08/2020
18ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Jr 31,1-7; Sl (Jr) 31,10-13; Mt 15,21-28
EVANGELHO: Mt 15,21-28
Naquele tempo, 21Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. 22Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” 23Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”. 24Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. 27A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” 28Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada.
MEDITAR A PALAVRA
“Mulher é grande a tua fé”
Quantas vezes, diante de situações desafiadores, de sofrimentos, desistimos de continuar. A oração de uma mulher pagã é um perfeito modelo a ser acolhido: reconhece a Jesus como o Messias, expõe sua necessidade com palavras claras e simples, insiste sem desanimar e exprime humildade em seu pedido: “tem compaixão de mim”. Podemos, assim, perceber que não basta dizer “tenho fé” ou simplesmente, queiramos que Deus realize nossos desejos. Mas é importante que percorramos um itinerário para consolidá-la. Passos esses, que são bem explícitos no Evangelho de hoje e que nos convida a tê-los como base para nossa vida: diálogo, confiança, perseverança e humildade.
LEITURA ESPIRITUAL
Partilharas tudo com teu próximo e não dirás ser propriedade tua o que quer que seja; se sois co-herdeiros das realidades incorruptíveis, quanto mais daquilo que se corrompe. Não serás precipitado no falar, pois a boca é um laço de morte. Tanto quanto puderes, em favor de tua alma, sê casto. Não tenhas mão estendidas para receber e, encolhidas para dar. Ama como a pupila dos olhos todo aquele que te dirigir palavra do Senhor.
(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Da chamada Carta de Barnabé. Séc. II. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 56.)
AÇÃO
Viva hoje a Palavra: “Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” (Mt 15,28).