06 de Agosto, 2020

“A realidade toma um novo significado quando olhamos a partir de outros ângulos.”

QUINTA 06/08/2020

18ª SEMANA DO TEMPO COMUM

TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR

Dn 7,9-10.13-14: Sl 96(97),1-2.5-6.9; Mt 17,1-9

EVANGELHO: Mt 17,1-9

Naquele tempo, 1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. 4Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias”. 5Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!” 6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos, e não tenhais medo”. 8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.

“O seu rosto ficou resplandecente como o sol”

A transfiguração é o modo de Jesus falar que a cruz é o caminho para a ressurreição. Ele nos ensina que a vida não pode ser um caminho de desfiguração, no qual vamos perdendo nossa identidade como pessoa a ponto de nos tornarmos irreconhecíveis, mas de transfiguração, isto, que possamos ir além daquilo que a realidade nos apresenta de nós mesmo. Jesus convida três dos seus discípulos para que vejam, escutem e no oportuno momento, transmitam aos outros. Da mesma fora, ainda hoje, Ele se serve de nós para que possamos fazer o bem aos outros; para que nosso rosto e nossas atitudes possam resplandecer acolhida, solidariedade, misericórdia, companheirismo, sinceridade e tantas outras coisas mais que nos engrandeçam bem como aos que estiverem ao nosso lado.

Ele os levou até a montanha para mostrar-lhes a glória de sua divindade, e lhes ensinar que ele era o Redentor de Israel, tal como já tinha revelado por seus profetas; e também para prevenir todo escândalo à vista dos sofrimentos que livremente iria sofrer por nós em sua natureza humana. Eles, de fato, o conheciam como homem, mas ignoravam que fosse Deus; conheciam-no como filho de Maria, um homem que vivia com eles no mundo, mas sobre a montanha revelou-lhes que era Filho de Deus, e o próprio Deus.

(LECIONÁRIO PATRÍSTICO DOMINICAL. Santo Efrém, diácono e doutor da Igreja (Séc. VI). Sermão sobre a transfiguração 1,3-4. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 59)

Viva hoje a Palavra: “E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol” (Mt 17,2).