Notícia

07 de Agosto, 2020

Leitura orante da vida

“A cruz não é o fim, mas o ponto de partida para algo novo”

SEXTA 07/08/2020

18ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Na 2,1.3;3,1.6-7; Sl (Dt) 32,35-36.39.41; Mt 16,24-28

 

EVANGELHO: Mt 16,24-28

MEDITAR A PALAVRA

“Que poderá alguém dar em troca de sua vida? ”

Perder ou ganhar a vida são palavras expressas por Jesus como decisivas na vida de quem o quer segui-lo. Nos coloca frente a opções fundamentais que, com eficácia, mostra qual deve ser a base de princípios da nossa vida. O que damos em troca de nossa vida tem bases sólidas ou são efêmeras? Tomar a própria cruz, projeta nossa vida para algo consistente, permanente, porque sabemos que o fim último do homem e da mulher é o próprio Deus. No Evangelho, Jesus indica qual o caminho para conseguir esse fim: negar-se a si mesmo (tudo que é comodidade, egoísmo, maledicência, inveja, ciúmes, apego aos bens temporais) e levar a própria cruz de cada dia.

LEITURA ESPIRITUAL

O Pai põe em comum com eles (homens e mulheres) o mesmo amor que comunica ao Filho: não no entanto, por natureza, como ao Filho, mas pela unidade e transformação operadas pelo amor. Também não se deve entender que o Filho peça ao Pai que os santos sejam um por essência, como são um o Pai e o Filho na unidade do amor. Os santos possuem assim, por participação, os mesmos bens que eles possuem por natureza. Por isso são verdadeiramente deuses por participação, feitos à semelhança e consortes do próprio Deus.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Do Cântico espiritual, de São João da Cruz, sacerdote. Séc. XVI. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 65)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida?” (Mt 16,26).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa