Leitura orante da vida
SÁBADO 08/08/2020
18ª SEMANA DO TEMPO COMUM
SÃO DOMINGOS
Hab 1,12; 2,4; Sl 9,8-13; Mt 17,14-20
EVANGELHO: Mt 17,14-20
14Naquele tempo, chegando Jesus e seus discípulos junto da multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: 15“Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epiléptico, e sofre ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água. 16Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!” 17Jesus respondeu: “Ó gente sem fé e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando vos suportarei? Trazei aqui o menino”. 18Então Jesus o ameaçou e o demônio saiu dele. Na mesma hora, o menino ficou curado. 19Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: “Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?” 20Jesus respondeu: “Porque a vossa fé é demasiado pequena. Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’ e ela irá. E nada vos será impossível”.
MEDITAR A PALAVRA
“Se vós tiverdes fé nada vos será impossível.”
O Evangelho nos leva a entender que uma profunda união com Cristo, pela fé participamos, de alguma forma, da própria onipotência divina: “Quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço. E fa-la-ás maiores do que estas, porque eu vou para o Pai” (Jo 14,12). Pois, se tivermos fé conseguiremos realizar até o impossível. Certos, de que não é uma fé sentimentalista, uma fé egocêntrica ou mesmo uma fé estagnada, esperando que tudo caia pronto dos céus, mas uma fé que se abre e se disponibiliza em tomar atitudes como podemos perceber no texto: “um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: “Senhor, tem piedade do meu filho. (Mt 17,14-15).
LEITURA ESPIRITUAL
A caridade é a força da fé, a fé é a energia da caridade. Ambas só encontram seu verdadeiro nome e seu verdadeiro fruto quando sua união permanece indissolúvel. Onde não estiverem juntas, elas faltam juntas, porque uma é para a outra ajuda e luz, até que a recompensa da visão preencha o desejo da fé e que se veja e se ame sem possibilidade de mudança daquilo que hoje não pode ser amado sem a fé e que não pode ser acreditado sem amor.
(São Leão Magno. A unidade dos caminhos da verdade e da misericórdia, da fé e da caridade, in Sermões. São Paulo: Paulus, (coleção Patrística, volume 6), 1999, p. 96)
AÇÃO
Viva hoje a Palavra: “Se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’ e ela irá. E nada vos será impossível” (Mt 17,20).