10 de Agosto, 2020

“A vida nova brota quando somos capazes de mudar”

SEGUNDA 10/08/2020

19ª SEMANA DO TEMPO COMUM

SÃO LOURENÇO, diácono

2Cor 9,6-10; Sl 111(112),1-2.5-6.7-9.9; Jo 12,24-26

EVANGELHO: Jo 12,24-26

O texto do Evangelho de hoje nos pergunta qual resposta damos à nossa cruz. É certo que não queremos sofrer, consequentemente algumas vezes fugimos e não queremos enfrentar os problemas ou ainda recorremos a caminhos que menos favoráveis para resolvê-los. Jesus, no entanto, como podemos ver, não resiste ao mal que os homens lhe reservam, mas se encara-os frente a frente. Encarar os desafios cotidianos, que vão surgindo, podem até nos fazer sofrer, mas na medida em que assumimos os compromissos com sabedoria vamos superando e percebendo o nosso amadurecimento pessoal: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto” (Jo 12,24). A maturidade não está na ausência de problemas na vida, mas como nós o administramos sem ferir aquelas pessoas que estão ao nosso lado.

LEITURA ESPIRITUAL

[...] Não poderíamos produzir melhor fruto de amor do que o exemplo da imitação; Cristo sofreu por nós, deixando-nos o exemplo para seguirmos suas pegadas (1Pd 2,21). Nesta frase, parece que o apóstolo Pedro quer dizer que Cristo sofreu apenas por aqueles que seguem suas pegadas e que a norte de Cristo não aproveita senão àqueles que caminham em seu seguimento. Seguiram-nos os santos mártires até à efusão do sangue, até à semelhança da paixão; seguiram-no os mártires, porém não só eles. Depois que estes passaram, a ponte não foi cortada; ou depois que beberam, a fonte não secou.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo. Séc. V. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 1179)

Viva hoje a Palavra: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto” (Jo 12,14).