20 de Agosto, 2020

“Nos revistamos das verdadeiras alegrias e esperanças da vida porque são epifanias do eterno”

QUINTA 20/08/2020

20ª SEMANA DO TEMPO COMUM

SÃO BERNARDO, ABADE E DOUTOR DA IGREJA

Ez 36,23-28; Sl 50,12-15.18-19; Mt 22,1-14

EVANGELHO: Mt 22,1-14

Naquele tempo, 1Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, 2dizendo: “O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho. 3E mandou os seus empregados chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir. 4O rei mandou outros empregados, dizendo: ‘Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa! [...]11Quando o rei entrou para ver os convidados, observou ali um homem que não estava usando traje de festa 12e perguntou-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu. 13Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrai os pés e as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão! Ali haverá choro e ranger de dentes’. 14Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos”.

O Evangelho de hoje, nos faz tomar consciência de que somos todos convidados para o banquete do Reino. O convite parte do coração amoroso de Deus, para que participemos da alegria do seu Filho, da salvação, isto é, \da festa da vida. O perigo é, que não estejamos vestidos com os trajes adequados para compartilhar da alegria do Senhor com os irmãos e irmãs. Podemos perceber os trajes inadequados para a festa, quando estamos sempre murmurando, insatisfeitos com a vida, muito atarefados com coisas supérfluas, quando procuramos a felicidade onde não a encontramos, caindo em nosso fechamento.  Busquemos as vestes apropriadas para o grande banquete: a misericórdia, o perdão, a partilha, a paz, a generosidade, etc.

Não existe medida para a beleza do homem que é humilde. Não há paixão, qualquer que seja, capaz de aproximar-se do homem que é humilde, e não há medida para a sua beleza. O homem humilde é uma hóstia de Deus. O coração de Deus e de seus anjos descansam naquele que é humilde. Ainda mais: quando os anjos glorificam, existe uma razão para que ele tenha alcançado todas as virtudes, mas para aquele que se revestiu da humildade não será necessária nenhuma razão, além do fato de ter-se feito humilde.

(LECIONÁRIO PATRÍSTICO DOMINICAL. Santo Efrém, diácono e doutor da Igreja (Séc. IV). Carta a um discípulo. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 473)

Viva hoje a Palavra: “Quando o rei entrou para ver os convidados, observou ali um homem que não estava usando traje de festa.” (Mt 22,11).