Notícia

21 de Agosto, 2020

Leitura orante da vida

“Nosso amor a Deus se torna concreto quando amamos o próximo”

SEXTA 21/08/2020

20ª SEMANA DO TEMPO COMUM

SÃO PIO X, PAPA

Ez 37,1-14; Sl 106,2-9; Mt 22,34-40

 

EVANGELHO: Mt 22,34-40

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”m37Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

MEDITAR A PALAVRA

“Amarás o Senhor teu Deus e ao teu próximo como a ti mesmo”

Quando nos perguntamos em que consiste a vida do cristão, Jesus nos dá uma resposta bem sucinta: amar a Deus e ao próximo. Se conseguirmos amar a Deus sobre todas as coisas, conseguiremos cumprir com todas as coisas mais. Para isso, precisamos ir além da visão de um seguimento puramente moralista, que se preocupa somente com a quantidade de preceitos a cumprir, e nos conscientizarmos que a vida cristã é resumida no amor a Deus e ao próximo. O amor ao próximo é consequência e efeito do primeiro: “quando é amado o homem, é amado Deus já que o homem é imagem de Deus” (Santo Tomás de Aquino: Comentário sobre São Mateus 22,4). Importante saber que o amor que Jesus nos apresenta não consiste em algo abstrato ou sentimentalista, mas que dever ser manifestado por atitudes concretas e sólidas de acolhimento, de perdão, de sinceridade e condescendência com o outro, etc.

LEITURA ESPIRITUAL

Amarás, disse, e não temerás, porque amar é mais do que temer; temer é próprio dos servos e amar é próprio dos filhos. O temor procede da necessidade, o amor, da liberdade; quem serve a Deus por temor, evita o castigo, é verdade, mas não tem a recompensa da justiça, posto que, a contragosto, pratica o bem por medo. O Senhor não quer ser temido pelos homens, como a um amo, mas ser amado como um pai, posto que concedeu aos homens o Espírito de adoção. Amar a Deus de todo o coração é como não ter o coração inclinado ao amor de alguma coisa mais que a Deus. Amar a Deus com toda a alma é como ter a alma muito segura na verdade e estar firme na fé.

(CATENA AUREA – Exposição contínua sobre os Evangelhos. Santo Tomás de Aquino. Vol 1: Pseudo-Crisóstomo – Opus imperfectum in Matthaeum, hom. 42. 2018. p. 687)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Amarás o Senhor teu Deus e ao teu próximo como a ti mesmo.” (Mt 22,37-39).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa