Leitura orante da vida
SÁBADO 22/08/2020
20ª SEMANA DO TEMPO COMUM
NOSSA SENHORA RAINHA
Is 9,1-6; Sl 112(113), 1-2.3-4.5-6.7-8; Lc 1,26-38
EVANGELHO: Mt 22,34-40
Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
MEDITAR A PALAVRA
“O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra.”
Na memória de hoje, Maria é coroada de uma outra forma bem diferente daquelas que costumamos ver e fazer. Aquela que acolhe a bondade de Deus, mediante a visita do anjo, recebe sua coroa: a coroa da sombra do poder do altíssimo. Maria é coroada quando escuta a palavra de Deus e se põe a serviço da missão que recebeu: vai ao encontro de sua prima Isabel, dar à luz ao seu Filho, se faz discípula em Caná, está ao pé da cruz e presente na comunidade dos discípulos à espera da vinda do Espírito Santo. Recebamos, como Maria, não “as coroas” frágeis e passageiras deste mundo, mas estejamos abertos em acolher a coroa do serviço e da missão que recebemos no batismo, no matrimônio, no sacerdócio e nas mais variadas situações da nossa vida.
LEITURA ESPIRITUAL
Considera com que justa disposição refulgiu, já antes da assunção, o admirável nome de Maria por toda a terra. Sua fama extraordinária por toda a parte se espalhou antes que sua magnificência fosse elevada acima dos céus. Pois convinha que a Virgem Mãe, em honra de seu Filho, primeiro reinasse na terra, em seguida, fosse recebida gloriosa nos céus. Fosse amplamente conhecida na terra, antes de entrar na santa plenitude. Levada de virtude em virtude, fosse assim exaltada de caridade em claridade pelo Espírito do Senhor.
(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Das Homilias de Santo Amadeu, bispo de Lausana. Séc. XII. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 1435-1216.)
AÇÃO
Viva hoje a Palavra: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra.” (Lc 1,35).