23 de Agosto, 2020

“Nossas convicções fortalecidas na fé contribuem para assegurar o futuro”

23º DOMINGO DO TEMPO COMUM 23/08/2020

Is22,19-23; Sl 137,1-3.6-8; Rm 11,33-36; Mt 16,13-20

EVANGELHO: Mt 16,13-20

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e aí perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso, eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. 20Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.

“Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja.”

A responsabilidade que Jesus confere a Pedro, a nós também é conferida por meio do nosso Batismo. Certamente pensamos num seguimento à pessoa de Jesus de cunho mais intimista e até mesmo individualista, onde podemos construir nosso bem-estar e conquistar nossa salvação; no entanto, é bem diferente a proposta que Jesus nos faz. Somos chamados a ser pedras sólidas, perseverantes, otimistas, ousadas no dinamismo da Igreja de Cristo; entretanto, a Igreja, por sua vez, vai tomando forma e visibilidade mediante nossas atitudes, ações e testemunho em um mundo fragmentado, violento, desarmônico.

LEITURA ESPIRITUAL

[...] Tu és Pedro, isto é, sendo eu a pedra inviolável, a pedra angular, que dos dois povos faz um só, o fundamento além do qual ninguém pode pôr outro, no entanto, tu também és pedra, porque minha força te santifica, e o que me pertence por outro poder torna-se comum a ti porque tu participas comigo. [...]  Sobre esta fortaleza construirei um templo eterno, e surgirá sobre a firmeza desta fé a sublimidade de minha Igreja a ser inserida no céu. As portas do inferno não prevalecerão contra esta confissão, as cadeias da morte não a prenderão, pois esta palavra é uma palavra de vida. E, assim, como eleva até os céus o que a professam, mergulha nos infernos os que a negam.

(LECIONÁRIO PATRÍSTICO DOMINICAL. São Leão Magno, papa e doutor da Igreja. Sermão sobre sua ordenação 4,2-3 (Séc. V). Sermão 13. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 200)

Viva hoje a Palavra: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja.” (Mt 16,18).