Notícia

27 de Agosto, 2020

Leitura orante da vida

“Vivamos a cada dia como se fosse o último da nossa vida”

QUINTA 27/08/2020

21ª SEMANA DO TEMPO COMUM

SANTA MÔNICA

1Cor 1,1-9; Sl 144,2-7; Mt 24,42-51

 

EVANGELHO: Mt 24,42-51

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 42“Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor.43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. 45Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar.

47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’, 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. 51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.

MEDITAR A PALAVRA

“Ficai preparados!”

No Evangelho de hoje a temática principal é nos manter em vigilância, aguardando o regresso do Senhor. Somos chamados a permanecer vigilantes e acordados, animados numa lealdade que vai acontecendo paulatinamente no percurso de toda nossa vida. A vigilância não é algo opcional, mas deve ter um caráter eficiente nas mais atividades que podemos desenvolver: na oração, no trabalho, em fazer o bem e tantas outras situações que se desenrolam no cotidiano da nossa vida. Procuremos, também, viver na fidelidade a Deus, aos irmãos, às nossas convicções, aos dons recebidos no batismo, as escolhas da vida, etc. Por fim, Confessemos com a vida tudo o que dizermos com palavras.

LEITURA ESPIRITUAL

Não disse “vigiai” tão só àqueles aos quais então falava e que ouviam-no, mas também aos que viveram depois daqueles anos, e a nós mesmos, e aos que viverão depois de nós até seu último advento (porque isso concerne a todos, de certo modo): então há de chegar aquele dia para cada um quando tiver chegado o dia de sair do mundo da maneira como deverá ser julgado; e por isso todo cristão deve vigiar, para que a vinda do senhor não o encontre despreparado; pois neste dia encontrará despreparado todo aquele que, no último dia de sua vida, não estiver preparado.

(CATENA AUREA – Exposição contínua sobre os Evangelhos. Santo Tomás de Aquino. Vol 1: Evangelho de São Mateus. Santo Agostinho – Epístola 80, 2018. p. 750).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor.” (Mt 24,42).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa