Leitura orante da vida
SEXTA 28/08/2020
21ª SEMANA DO TEMPO COMUM
SANTO AGOSTINHO
1Cor 1,17-25; Sl 32,1-2.4-5.10-11; Mt 25,1-13
EVANGELHO: Mt 25,1-13
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’.
9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.
MEDITAR A PALAVRA
“O noivo está chegando. Ide a seu encontro!”
Hoje, somos chamados a ir ao encontro do Senhor, ao encontro da vida, das nossas realizações, dos nossos anseios. É fundamental que estejamos preparados; sem haver uma verdadeira disposição e preparação, não conseguiremos vislumbrar a beleza da vida: encontro com o Senhor e com os irmãos. Daí, que, somos convidados a alimentar a fé com o azeite da esperança, da ousadia, da perseverança, da paciência para que mantenhamos viva a chama da vida; são ações que não podem ser terceirizadas, mas só você poderá encontrá-las. Participar da festa da vida não se trata de realizar coisas extraordinárias, mas de viver bem a cada dia, a cada momento com paz e serenidade.
LEITURA ESPIRITUAL
Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro e eu, fora. E aí te procurava e lançava-me nada belo ante a beleza que tu criaste. Estavas comigo e eu não contigo. Seguravam-me longe de ti as coisas que não existiriam, se não existissem em ti. Chamaste, clamaste, e rompeste minha surdez, brilhaste, resplandeceste e afugentaste minha cegueira. Exalaste perfume e respirei. Agora anelo por ti. Provei-te, e tenho fome e sede. Tocaste-me e ardi por tua paz.
(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Dos Livros das Confissões, de Santo Agostinho, bispo. Séc. V. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 1235).
AÇÃO
Viva hoje a Palavra: “No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!” (Mt 25,6).