Notícia

31 de Agosto, 2020

Leitura orante da vida

“Quando tiveres planejado fazer algo para amanhã, executa-o hoje”

SEGUNDA 31/08/2020

22ª SEMANA DO TEMPO COMUM

SÃO RAIMUNDO NONATO

1Cor 2,1-5; Sl 118,97-102; Lc 4,16-30

 

EVANGELHO: Lc 4,16-30

Naquele tempo, 16veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. [...].

MEDITAR A PALAVRA

“Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”

No Evangelho, podemos imaginar o dia do nosso batismo, quando apresentados ao Senhor recebemos o encargo da missão: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16,15). Neste dia se cumpre a passagem da Escritura traçando os horizontes de nossa vida, que deve ser realizada com gestos de amor na vida cotidiana. Muitas vezes queremos deixar a missão para o amanhã, para depois. No entanto, o Evangelho nos ensina que a missão, nossas boas ações, o bem que podemos fazer, as palavras que queremos manifestar a quem amamos, não podemos deixá-las para depois, mas devem ser manifestadas no hoje, no aqui e agora.

LEITURA ESPIRITUAL

Feliz de nós, se o que ouvimos e cantamos também executamos. A audição é nossa semeadura, e nossos atos, frutos da semente. Disse isto de antemão para exortar vossa caridade a não entrardes sem fruto na Igreja, ouvindo tantas coisas boas sem realiza-las. “Porque por sua graça fomos salvos”, assim diz o Apóstolo, não por nossas obras, não aconteça alguém se ensoberbecer (Ef 2,8-9), pois por sua graça fomos salvos (Ef 2,5). Pois não precedeu nenhuma vida virtuosa que Deus pudesse amar e dizer: Ajudemos, socorramos estes homens porque vivem bem”. Desagradava-lhe nossa vida, desagradava-lhe em nós tudo o que fazíamos, mas não lhe desagradava o que ele mesmo fez em nós. Por isto, o que nós fizemos, ele condenará; o que ele próprio fez, ele o salvará

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo. Séc. V. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 161).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: ““Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir” (Lc 4,21).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa