01 de Setembro, 2020

“A palavra tem vida quando pronunciada com altruísmo”

TERÇA 01/09/2020

22ª SEMANA DO TEMPO COMUM

1Cor 1,10b-16; Sl 144,8-14; Lc 4,31-37

EVANGELHO: Lc 4,31-37

Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!”

35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.

As palavras têm força e poder. A eficácia da Palavra de Jesus se traduz em uma intervenção de libertação: um pobre doente é libertado de um demônio impuro. É pela força da palavra de Cristo que podemos ultrapassar os momentos difíceis da nossa vida, de afastar os espíritos impuros que nos atormentam:  o espírito da discórdia, do pessimismo, da preguiça, da maledicência, da falta de fé e tantos outros que podem surgir. De certo, que também precisamos nos revestir de palavras que engrandeçam a nós e as pessoas que estão ao nosso lado e que fortaleçam relações; palavras que manifestem acolhimento, palavras altruístas, palavras cheias de ternura gratidão que exterioriza a bondade do nosso coração.

LEITURA ESPIRITUAL

Porque, da mesma maneira que nossa palavra é imagem da Palavra, que é o Filho de Deus, assim também a sabedoria criada é a imagem desta mesma Palavra que se identifica com a Sabedoria; e assim, por nossa faculdade de saber e entender, nos tornamos idôneos para receber a Sabedoria Criadora e, mediante ela, podemos conhecer ao seu Pai. Pois, quem possui ao Filho, diz a Escritura, possui também ao Pai, e ainda: aquele que me recebe, recebe aquele que me enviou. Portanto, já que existe em nós e em todos uma participação criada desta Sabedoria, com toda razão a verdadeira e criadora Sabedoria se atribui às propriedades dos seres, que têm em si uma participação da mesma, quando diz: O Senhor me criou ao começo de suas obras.

(LECIONÁRIO PATRÍSTICO DOMINICAL. Santo Atanásio de Alexandria, doutor da Igreja (Séc. IV). Sermão contra os arianos 2,78.81-82. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 172).

Viva hoje a Palavra: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem” (Lc 4,36).