Leitura orante da vida
QUARTA 02/09/2020
22ª SEMANA DO TEMPO COMUM
1Cor 3,1-9; Sl 32, 12-15.20-21; Lc 4,38-44
EVANGELHO: Lc 4,38-44
Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los.
40Ao pôr-do-sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias.
42Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de as deixar. 43Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judeia.
MEDITAR A PALAVRA
“Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”
Jesus, depois de realizar uma cura, não fica acomodado pelo milagre feito, mas seu desejo é de ir além, ir anunciar o evangelho em outras situações e realidades. Nos conscientizemos que, não somente seguimos um homem, mas somos chamados abraçar seu projeto de vida; projeto de construção do Reino de Deus. O seguimento à pessoa de Jesus Cristo não se realiza numa perspectiva da autopromoção ou mesmo em um exagerado cuidado de si, de maneira egoística, mas na abertura de acolher a missão e pô-la em prática. É importante que despertemos uma consciência capaz de nos tornarmos testemunhas do Evangelho em todas as situações e realidades da vida, como bem ressalta o Mestre: “porque para isso é que eu fui enviado”. Para isso é que fomos chamados.
LEITURA ESPIRITUAL
A Igreja tem como missão própria e específica comunicar a vida de Jesus Cristo a todas as pessoas, anunciando a Palavra, administrando os sacramentos e praticando a caridade. É oportuno recordar que o amor se mostra mais nas obras do que nas palavras [...]. “Nem todo aquele que diz senhor, Senhor (Mt 7,21). Os discípulos missionários de Jesus Cristo temos a tarefa prioritária de dar testemunho do amor a Deus e ao próximo com obras concretas.
(DOCUMENTO DE APARECIDA, Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, 13-31 de maio de 2007, 1ª edição, CNBB, Paulus, Paulinas, 2008. p. 176, nº 386).
AÇÃO
Viva hoje a Palavra: “Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado” (Lc 4,43).