Notícia

04 de Setembro, 2020

Leitura orante da vida

“Deixemos algumas coisas para trás para darmos o passo seguinte”

SEXTA 04/09/2020

22ª SEMANA DO TEMPO COMUM

1Cor 4,1-5; Sl 36,3-6.27-28.39-40; Lc 5,33-39

 

EVANGELHO: Lc 5,33-39

 Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”.

36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.

MEDITAR A PALAVRA

“Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha”

Como somos tendenciosos a ficar presos em algumas coisas do passado, que podem atrapalhar nosso presente: quantas vidas amarguradas, quantos casamentos destruídos, quantas situações conflitantes, por coisas do passado; ainda mais, quantas vezes podemos nos acomodar pelas práticas religiosas que fizemos, sem ver a necessidade de mudá-las; engessadas, ficam, nossas mentes e nossas práticas”. No entanto, Jesus nos convida ao novo, visto que algumas coisas do passado já não respondem as exigências do tempo presente. Dessa forma, nos ensina São Paulo: “Esquecendo o que fica para trás e lançando-me para frente, continuo a correr para a meta (Fil 3,23-24).

LEITURA ESPIRITUAL

Também os cristãos devem privar-se por vezes do alimento: “Jejuar e abster-se de comer carne quando manda a Santa Madre Igreja”. Este é o objeto do quarto mandamento da Igreja. Mas, além disso, num sentido mais profundo, como diz São Leão Magno: O mérito dos nossos jejuns não consiste somente na abstinência dos alimentos; de nada serve tirar do corpo a sua nutrição se a alma não se afasta da iniquidade e se a língua não deixa de falar mal” (Sermo IV in Quadregesima).

(BÍBLIA SAGRADA, anotada pela faculdade de teologia da universidade de Navarra. SANTOS EVANGELHOS. Tradução portuguesa das instruções e notas de comentário de José A. Marques. Vol. 1. BRAGA: Edições Theologica, 1969. p. 789).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha” (Lc 5,36).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa