Notícia

15 de Setembro, 2020

Leitura orante da vida

“Apesar das dores da vida encontremos a força de viver”

TERÇA 15/09/2020

24ª SEMANA DO TEMPO COMUM

NOSSA SENHORA DAS DORES

Hb 5,7-9; Sl 30; Jo 19,25-27

 

EVANGELHO: Jo 19,25-27

Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. 26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.

MEDITAR A PALAVRA

“Perto da cruz de Jesus estavam de pé a sua mãe.

Nossa Senhora é aquela que estava de pé aos pés da cruz de Jesus manifestando coragem, firmeza e fé. Ela, ao pé da cruz, nos faz perceber a maturidade daquela que percorreu um caminho na fé ao acompanhar seu Filho da gestação e nascimento à crucificação. Assim, somos convidados a percorrer um itinerário de amadurecimento, nos solidarizando à cruz de Cristo, nos mantendo firmes na fé quando as tormentas chegam em nossa vida bem como aos sofrimentos dos nossos irmãos/irmãs. Que os sofrimentos e as dores da vida não sejam causa de desânimo, mas alicerce para solidificar nossas convicções.

LEITURA ESPIRITUAL

Na verdade, ó santa Mãe, uma espada trespassou a vossa alma. Porque nunca ela podia atingir a carne do Filho sem atravessar a alma da Mãe. Depois que aquele Jesus – que é de todos, mas especialmente vosso – expirou, a cruel lança que Lhe abriu o lado, sem respeitar sequer um morto a quem já não podia causar dor alguma, não feriu a sua alma mas atravessou a vossa. A alma de Jesus já não estava ali, mas a vossa não podia ser arrancada daquele lugar. Por isso a violência da dor trespassou a vossa alma, e assim, com razão Vos proclamamos mais que mártir, porque os vossos sentimentos de compaixão superaram os sofrimentos corporais do martírio.

 (LITURGIA DAS HORAS. v. III. Dos Sermões de São Bernardo, abade. Séc. XII. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 1269-1281).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Perto da cruz de Jesus estavam de pé a sua mãe.” (Jo 19,25).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa