Leitura orante da vida
QUARTA 16/09/2020
24ª SEMANA DO TEMPO COMUM
SÃO CORNÉLIO, PAPA E SÃO CIPRIANO BISPO, MÁRTIRES
1Cor 12,31-13,13; Sl 32,2-5.12.22; Lc 7,31-35
EVANGELHO: Lc 7,31-35
Naquele tempo, disse Jesus: 31“Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? 32São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!’
33Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: ‘Ele está com um demônio!’ 34Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!’ 35Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”.
MEDITAR A PALAVRA
“Com quem hei de comparar os homens desta geração?”
Podemos considerar que a insatisfação é um grande drama da vida humana quando caímos em um pessimismo existencial; nada nos agrada, não conseguimos vislumbrar saídas. É assim que o Evangelho de hoje tenta nos mostrar a realidade do contexto de Jesus bem como nos dias atuais. Compreendemos, então, que para quem não quer mudar de vida e se converter, encontra sempre uma desculpa para permanecer como está. Aproveitemos da palavra de Jesus para que encontremos forças de superação e novos caminhos de mudança.
LEITURA ESPIRITUAL
Então, quem tem entendimento, esforce-se para não estar sempre calado; quem tiver bens abundantes, vigie para não se descuidar de exercitar a misericórdia; quem possui uma arte pela qual se sustenta, procure com grande diligência que o próximo participe de seu uso e utilidade; quem tem oportunidade de falar ao rico, tema ser castigado por retenção de talento, se, podendo, não intercede junto dele em favor dos pobres, porque o juiz que virá exige de cada um de nós o talento, ou seja, aquilo que nos concedeu..
(LECIONÁRIO PATRÍSTICO DOMINICAL. São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja (Séc. VI). Sermão sobre os evangelhos 9. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 251).
AÇÃO
Viva hoje a Palavra: “Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!” (Lc 7,32).