27 de Setembro, 2020

“Uma ação transparece mais clareza em nossas atitudes do que nossas palavras”

26º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27/09/2020

Ez 18,25-28; Sl 24,4-9; Fl 2,1-11; Mt 21,28-32

EVANGELHO: Mt 21,28-32

Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?”

Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”.

Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os cobradores de impostos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.

“O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi”

O Evangelho de hoje nos coloca diante do dilema da capacidade de mudarmos nossa mentalidade e os nossos conceitos. Deus vem continuamente à nossa presença por meio de pessoas, situações, acontecimentos e nos convida a prestar algum serviço. Perante ao chamado do Senhor, qual a nossa resposta? Muitas das vezes “maquiamos” nossas respostas a Deus, quando inseridos em um seguimento não cumprimos com aquilo que nos é exigido. Mas a mesma situação acontece quando em nossos relacionamentos pessoais queremos mostrar atitudes que não nos dispomos a cumprir ou mudar. Contudo, saibamos é necessário que mudemos nossa mentalidade; e mudar de opinião necessita de reflexão, da capacidade em rever nossos próprios conceitos e direção.

Porque estes dois filhos manifestam o que aconteceu com os judeus e com os gentios. Porque foi assim que os gentios, que não tinham prometido obedecer e nunca ouviram a lei, em suas obras mostraram sua obediência; e os judeus, que disseram: Tudo quanto o Senhor disser o faremos e obedeceremos, mas em suas obras lhe obedeceram. Justamente porque não pensaram que a lei lhes serviria para alguma coisa, ele lhes faz ver que ela seria motivo de maior condenação.

(LECIONÁRIO PATRÍSTICO DOMINICAL. São João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja (Séc. V). Sermão sobre o Evangelho de São Mateus, 67. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 222).

Viva hoje a Palavra: “O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi.” (Mt 21,29).

Pe. William Vasconcelos