Notícia

29 de Setembro, 2020

Leitura orante da vida

“O fortalecimento da fé nos leva a sentir uma força de Deus que nos impulsiona para a vida”

TERÇA 29/09/2020

26ª SEMANA DO TEMPO COMUM

SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL, ARCANJOS

Dn 7,9-10.13-14; Sl 137; J

 

EVANGELHO: Jo 1,47-51

Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: ‘Eu te vi debaixo da figueira?’ Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

MEDITAR A PALAVRA

Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”

Hoje festejamos a festa do Arcanjos, portadores de uma notícia divina. São Miguel (quem como Deus), a vitória sobre o mal; São Gabriel (força de Deus), intervenção em casos especiais; São Rafael (Deus cura), portador do amor e da graça de Deus. Dessa forma, podemos compreender que no curso de nossa história, entre altos e baixos, Deus está sempre ao nosso lado. Deus não nos abandona, mas é providência que atua por meio dos anjos seu amor misericordioso. Abramos nosso coração a Deus e confiemos todas as nossas esperanças a Ele; não nos acomodemos, mas procuremos dar alguns passos para que sua graça possa faça produzir frutos em nossa vida.

LEITURA ESPIRITUAL

É preciso saber que a palavra anjo indica ofício, não a natureza. Pois estes santos espíritos da pátria celeste são sempre espíritos, mas nem sempre podem ser chamados de anjos, porque somente são anjos quando por eles efeito algum anúncio. Aqueles que anunciam fatos menores são ditos anjos; os que levam as maiores notícias, arcanjos. Foi por isto que à Virgem Maria não foi enviado um anjo qualquer, mas o arcanjo Gabriel; para esta missão, era justo que viesse o máximo anjo pare anunciar a máxima notícia.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Das Homilias sobre os evangelhos, de São Gregório Magno, papa. Séc. VI. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 1318).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (Jo 1,51)

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa