Notícia

04 de Outubro, 2020

Leitura orante da vida

“Os dons que recebemos são em vista do bem comum”

27º DOMINGO DO TEMPO COMUM 04/10/2020

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Is 5,1-7; Sl 79; Fl 4,6-9; Mt 21,33-43

 

EVANGELHO: Mt 21,33-43

Naquele tempo, Jesus disse aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas, e construiu uma torre de guarda. Depois, arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. 35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram.

36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.

38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros?”

41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.

42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?’

43Por isso, eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”.

MEDITAR A PALAVRA

“Por isso, eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”

O Evangelho nos faz compreender da responsabilidade que temos de cuidar das coisas e dos dons que recebemos gratuitamente do Senhor e os compartilhemos com irmãos e irmãs. Entretanto, esporadicamente, temos a tentação de querer nos apropriar dos bens divinos e das coisas, e encerrando-as em nós mesmos, de tal forma que empobrecemos o dom gratuito de Deus. A palavra de Jesus é exigente quando se refere aos cuidados que precisamos ter e sermos capazes de compartilhar, pois de outra forma nos será tirado e entregue a outros que possam produzir frutos; não somente produzir, mas também dividir. Abramos nosso coração e tenhamos a consciência de que não somos proprietários dos bens e das coisas que Deus dispôs a nós, mas saibamos repartir com outras pessoas.

LEITURA ESPIRITUAL

Deus justamente rejeitou àqueles que tramaram contra seu Filho, que o lançaram da vinha e o mataram; por isso lhes cedeu a sua terra para que a cultivassem as nações fora da vinha. Assim anunciou o profeta Jeremias: “O Senhor reprovou e rejeitou ao povo que fez isto, pois os filhos de Judá praticaram o mal em minha presença, diz o Senhor. E acrescenta: “Coloquei-vos sentinelas: Escutai a trombeta! E disseram: “Não escutaremos. Por isso as nações ouviram e todos os que apascentam seus rebanhos entre eles.

(LECIONÁRIO PATRÍSTICO DOMINICAL. Santo Irineu de Lião  (Séc. II). Tratado contra as heresias 4,6,1-2. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 228).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.” (Lc 10,20)

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa