20 de Outubro, 2020

“Precisamos ser vigilantes e ousados para a festa da vida”

TERÇA 20/10/2020

29ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Ef 2,12-22; Sl 84,9-14; Lc 12,35-38

EVANGELHO: Lc 12,35-38

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!

“Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar.”

Encontrar o Senhor significa deixar-se alcançar pela sua pessoa: obediente, viver em comunhão com Ele e participar no Seu estilo de vida. Esse encontro nasce e alimenta-se na vida de oração e sacramental, mas perpetua-se através das relações quotidianas com as pessoas e as coisas, através das atitudes de acolhimento, solidariedade, cuidado, respeito, responsabilidade que manifestamos para com elas.

Eis que envio o meu mensageiro para preparar o caminho diante de mim. Estas palavras proféticas foram oportunamente acomodadas ao mistério de Cristo. Deus Pai o tornou Emanuel: justiça, santificação e redenção, purificação de toda maldade, libertação do pecado, desprezo de toda desonestidade, caminho para um jeito mais digno e santo de se viver e, porta de acesso à vida eterna. Por ele foram corrigidas todas as coisas, destruindo o poder do diabo, e reencontrada a justiça.

(LECIONÁRIO PATRÍSTICO DOMINICAL. São Cirilo de Alexandria, doutor da Igreja (Séc. V). Comentário sobre o livro do Profeta Malaquias 3,32. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 30).

Viva hoje a Palavra: “Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar.” (Lc 12,37)