21 de Outubro, 2020

“A vida nos perguntará se fomos e fizemos felizes aqueles que cruzaram nosso caminho”

QUARTA 21/10/2020

29ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Ef 3,2-12; Sl (Is) 12,2-6; Lc 12,39-48

EVANGELHO: Lc 12,35-38

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. 41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”

“Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?”

Talvez pensemos que as exigências da vida sejam unicamente para um grupo de pessoas, fazendo com alguns se sintam livres de observá-las ou não. No entanto, o Evangelho nos leva a entender que o convite é para todos, pois a própria vida (o Senhor) pedirá contas a cada um segundo as suas circunstâncias pessoais, pois cada um de nós recebemos uma missão para cumprir: como pessoa, no matrimônio, no sacerdócio, nas responsabilidades que recebemos quer sejam religiosas, civis e sociais, etc. E, como não sabemos o dia nem a hora, que o Senhor virá, estejamos vigilantes continuamente porque o Senhor (a vida) nos perguntará se fomos felizes e se conseguimos fazer os que nos rodeia também felizes.

LEITURA ESPIRITUAL

Eis aqui mais uma vez um desses grandes mandamentos do Senhor, que arranca aos discípulos do verbo da nuvem opaca que os envolvia, e os leva ao céu com um grande impulso. Ele nos exorta a vencer o sono, a buscar a vida do alto, a ter nosso espírito acordado constantemente, a tirar de nossos olhos o entorpecimento das coisas enganadoras e mentirosas. Falo desse entorpecimento e desse sono, que fixam aos homens no erro, e lhes tecem imagens de sonhos: honras, riquezas, poder, grandezas, prazeres, êxito, vantagens, notoriedade, objetivos ruins que perseguem aturdidamente uma raiva e teimosice ridículas.

(LECIONÁRIO PATRÍSTICO DOMINICAL. São Gregório de Nissa, doutor da Igreja (Séc. IV). Comentário sobre o livro do Profeta Malaquias 3,32. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 694).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Pedro disse: ‘Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?’” (Lc 12,41)