23 de Outubro, 2020

“Percebamos a beleza da vida nas entrelinhas dos acontecimentos cotidianos”

SEXTA 23/10/2020

29ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Ef 4,1-6; Sl 23,1-6; Lc 12,54-59

EVANGELHO: Lc 12,54-59

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? 58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

“Sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?”

As Palavras de Jesus nos levam a entender que ele reprova as pessoas de seu tempo bem como as do nosso quando somos capazes de interpretar sinais meteorológicos e indicativos sociais unicamente numa visão humana e não conseguimos fazer uma leitura espiritual, isto é, não termos a sensibilidade de ver a vontade de Deus nas entrelinhas desses acontecimentos. Sabemos que, para compreender o tempo, numa perspectiva divina, no qual estamos inseridos significa compreender as intenções de Deus procurando fazer uma leitura de fé da realidade e perceber o seu mistério com toda a sua eficácia de salvação, mediante o mistério da Igreja, dos sacramentos e de nossas relações fraternas.

LEITURA ESPIRITUAL

A fé faz compreender a arquitetura das relações humanas, porque identifica o seu fundamento último e destino definitivo em Deus, no seu amor, e assim ilumina a arte da sua construção, tornando-se um serviço ao bem comum. Por isso, a fé é um bem para todos, um bem comum: a sua luz não ilumina apenas o âmbito da Igreja nem serve somente para construir uma cidade eterna no além, mas ajuda também a construir as nossas sociedades de modo que caminhem para um futuro de esperança.

(Carta Encíclica Lumen Fidei. Sobre a fé. São Paulo: Loyola, 2007. Cap. IV, nº 51.)

Viva hoje a Palavra: “Não vim trazer a paz, mas a divisão” (Lc 12,56)