Notícia

27 de Outubro, 2020

Leitura orante da vida

“A fé proporciona abertura para podermos ver além”

TERÇA 276/10/2020

30ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Ef  5,21-33; Sl 127,1-5; Lc 13,18-21

 

EVANGELHO: Lc 13,18-21

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

MEDITAR A PALAVRA

“A semente cresce, torna-se uma grande árvore”

O Evangelho nos faz entender que apesar das dificuldades que possam acontecer, o anúncio da Boa Nova de Cristo será propagado. As duas parábolas ilustram duas características peculiares do Reino de Deus: sua grande expansão e sua força transformadora. Na missão encontramos desafios e situações que podem fazer esmorecer nosso apostolado, mas tenhamos a certeza de que a graça de Deus e a nossa fidelidade farão crescer como o grão de mostarda a obra do Senhor. Deus dispôs as possibilidades de que seu Reino possa crescer: as mãos que se erguem para ajudar a quem precisa, a capacidade de rezar pelos outros, a humildade para bem saber acolher o outro, os gestos de amor com quem nos relacionamos, etc.

LEITURA ESPIRITUAL

São sinais evidentes da presença de Deus: a vivência pessoal e comunitária das bem-aventuranças, a evangelização dos pobres, o conhecimento e cumprimento da vontade do Pai, o martírio pela fé, o acesso de todos os bens da criação, o perdão mutuo, sincero e fraterno, aceitando e respeitando a riqueza da pluralidade e a lura para não sucumbir à tentação e não ser escravos do mal.

(DOCUMENTO DE APARECIDA, Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, 13-31 de maio de 2007, 1ª edição, CNBB, Paulus, Paulinas, 2008. p. 174, nº 383)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “A semente cresce, torna-se uma grande árvore.” (Lc 13,19)

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa