Notícia

28 de Outubro, 2020

Leitura orante da vida

“A oração ilumina nossas decisões e nos aponta para a missão”

QUARTA 28/10/2020

30ª SEMANA DO TEMPO COMUM

SÃO SIMÃO E SÃO JUDAS TADEU, APÓSTOLOS

Ef 6,1-9; Sl 144,10-14; LC 6,12-19

 

EVANGELHO: Lc 6,12-19

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

MEDITAR A PALAVRA

“Jesus foi à montanha rezar. Ao amanhecer escolheu doze dentre eles”

No Evangelho podemos perceber a relação entre oração e missão. Jesus se apresenta como modelo insubstituível. A sua exemplaridade é explicitada pelo evangelista Lucas de forma totalmente evidente, e não só nesta, mas também em muitas outras circunstâncias. Permanece em oração antes de decidir, reza para discernir segundo o desígnio de Deus, reza em vista das grandes decisões da vida, tanto no âmbito pessoal como comunitário. Dessa forma, não devemos considerar a oração um momento separado da vida, mas como uma atitude anterior que nos introduz na experiência pessoal, eclesial e nas relações interpessoais.

LEITURA ESPIRITUAL

Nosso Senhor Jesus Cristo designou guias e doutores do mundo e dispensadores de seus divinos mistérios. Semelhantes lâmpadas, ordenou-lhes que esclarecessem e iluminassem não apenas o país dos judeus, mas todos os que existem sob o sol e em todo o universo, os homens e habitantes da terra. É verdadeiro aquele que disse: “Ninguém se arroga esta honra, mas quem foi chamado por Deus (Hb 5,4). Pois nosso Senhor Jesus Cristo chamou ao nobilíssimo apostolado, antes de todos os outros, os seus discípulos.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Do Comentário sobre o Evangelho de João, de são Cirilo de Alexandria, bispo. Séc. V. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 1408)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Jesus foi à montanha rezar. Ao amanhecer escolheu doze dentre eles.” (Lc 6,12-13)




Horários de missa