Leitura orante da vida

SEXTA 30/10/2020
30ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Fl 1,1-11; Sl 110,1-6; Lc 14,1-6
EVANGELHO: Lc 14,1-6
1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso.
MEDITAR A PALAVRA
“Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?”
Sabemos que Jesus é o senhor. Todos os aspectos de nossa vida recebem dele um novo significado, um novo valor, uma nova forma. Mas nossa livre adesão a ela é necessária para que essa realidade se torne "carne" em nossa história. Podemos distorcer a Lei de Deus, como os fariseus, adaptando-a aos nossos interesses ou acolhe-la e transforma-la em gesto concretos a serviços dos irmãos e irmãs, transformando o meio em que estamos inseridos.
LEITURA ESPIRITUAL
A Palavra de Deus é viva, porque o Pai lhe comunicou o poder de ter a vida em Si mesma, tal como Ele tem a vida em Si mesmo. Por esta razão, ela não somente é viva, mas é a própria vida, como de Si mesma proclama: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Precisamente porque esta Palavra é a vida, é viva e vivificante. De fato, assim como o Pai ressuscita os mortos e dá a vida, assim também o Filho dá a vida a quem quer. Dá a vida quando chama o morto do sepulcro, dizendo: Lázaro, sai para fora.
(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Das Obras de Balduíno de Cantuária, bispo. Séc. V. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 399)
AÇÃO
Viva hoje a Palavra: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” (Lc 14,5)