Notícia

31 de Outubro, 2020

Leitura orante da vida

“Desfoquemos do nosso eu para encontrarmos um tu”

SÁBADO 31/10/2020

30ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Fl 1,18b-26; Sl 41; Lc 14,1.7-11

 

EVANGELHO: Lc 14,1.7-11

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

MEDITAR A PALAVRA

“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu” 

No contexto da sociedade hodierna, o mundo midiático se tornou um referencial de autopromoção, a ponto de que, por uma necessidade de uma autoafirmação para sentir-se pessoa, se abre mão de quase toda privacidade e se expõe nas mais variadas redes sociais. Contudo, o Evangelho nos convida para que tomemos uma outra postura diante da atual realidade: que não ponhamos nosso ego como centro do universo, mas estejamos abertos a servir naquele lugar que ninguém serve ou que ninguém quer ir, que possamos dar a nossa vida onde ninguém quer ter vida.

LEITURA ESPIRITUAL

 O eterno Pai, com inefável benignidade, volveu o seu olhar de clemência para esta alma, dizendo‑lhe: Filha caríssima, quero usar de misericórdia para com o mundo e exercer a minha providência para com os homens em todas as suas aspirações. Mas o homem, ignorante, orienta para a morte o que Eu dou para a vida, e assim se torna cruel para consigo mesmo; apesar disso, continuo sempre a exercer para com ele a minha providência. Por isso quero que o saibas: tudo o que faço ao homem procede da minha infinita providência.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Do Diálogo de Santa Catarina de Sena, virgem, sobre a divina providência. Séc. XIV. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996.)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu.” (Lc 14,8)

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa