Notícia

04 de Novembro, 2020

Leitura orante da vida

“Abrir mão de algumas coisas nos ajudam a criar uma nova vida”“Abrir mão de algumas coisas nos ajudam a criar uma nova vida”

QUARTA 04/11/2020

31ª SEMANA DO TEMPO COMUM

SÃO CARLOS BORROMEU

Fl 2,12-18; Sl 26,1-4.13-14; Lc 14,25-33

 

EVANGELHO: Lc 14,25-33

Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ 31Ou ainda: Qual rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”

MEDITAR A PALAVRA

“Quem não renunciar todos os seus bens não pode ser meu discípulo.” 

No Evangelho de hoje, podemos perceber que o ponto, simples e radical ao mesmo tempo, é que nada pode tomar o primeiro lugar em nosso coração e nos critérios de opção para que não se tornem ídolos. A importância de que Deus e a sua Palavra, o seu Filho Jesus se tornam critério decisivo quanto ao modo de vivermos, é dar a possibilidade de ver as coisas a partir de outras perspectivas. Quando Cristo ocupa o primeiro lugar em nossa vida, a fé torna-se uma prática, e não somente ideal; se transforma numa força que educa e determina o mundo dos afetos e das sensibilidades, não para os inibir, mas para nos direcionar para aquilo que é prioridade.

LEITURA ESPIRITUAL

Ó bondade imensa de Deus para com os homens! Com efeito, os justos foram agradáveis a Deus pelo labor de muitos anos. Mas aquilo que alcançaram entregando-se corajosamente e por dilatados anos ao serviço de Deus, isto mesmo em uma simples hora Jesus te concede. Porque se creres que Jesus Cristo é senhor e que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo e levado ao paraíso por aquele que nele introduziu o ladrão.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Das Catequeses de São Cirilo de Jerusalém, bispo. Séc. IV. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 420)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Quem não renunciar todos os seus bens não pode ser meu discipulo.”

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa