06 de Novembro, 2020

“Podemos dar o melhor de nós quando nossa ousadia brota do coração”

SEXTA 06/11/2020

31ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Fl 3,17-4,1; Sl 121,1-5; Lc 16,1-8

EVANGELHO: Lc 16,1-8

Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’. 3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’. 5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!” O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’ 7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’. 8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.

No Evangelho, Jesus quer que os filhos da luz, no seu caminho terreno, na tentativa de alcançar os verdadeiros bens, os eternos, sejam mais astutos que os filhos deste mundo. No entanto, tomemos consciência da astúcia de que fala Jesus: é função direta do desejo e da realização do verdadeiro bem em vista de uma boa convivência na comunidade: Igreja, família, trabalho, isto é, onde estivermos. Estejamos abertos à força de sua palavra para fazer o bem, dar o melhor de nós mesmos para a construção do Reino de Deus, para sairmos de nós mesmo e procurarmos ir ao encontro dos irmãos e irmãs.

LEITURA ESPIRITUAL

Oxalá sejamos aquilo que esperamos, segundo a grande benignidade do Deus generoso. Pedindo pouco, dá o máximo aos que o amam com sincero afeto do coração, desde agora e no futuro. Por causa de nosso amor para com ele e da esperança, que tudo desculpa, tudo suporta. Por tudo dando graças (coisa que muitíssimas vezes é instrumento de salvação, a Palavra o sabe) e recomendando-lhe nossas almas e as daqueles que pela estrada comum, mais bem preparadas, chegaram primeiro à morada.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Dos Sermões de São Gregório de Nazianzo, bispo. Séc. IV. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 427)

Viva hoje a Palavra: “Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz.”